



O ideal é usá-la de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursiva pode significar um desafio e um status de prestígio para o estudante.
Aprender a redigir o nome dos colegas de classe e a letra das músicas preferidas são atividades apreciadas por toda criança.
Os exercícios nunca devem ser forçados nem cansativos. Sugira que a criançada use o caderno para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Convide à tarefa mostrando que a escrita é um instrumento de expressão do pensamento que precisa ser experimentado ao máximo.
O Caderno pautado
É útil para a criança:
Não deve ser usado para:
O computador pode ajudar na alfabetização?
Ana Teberosky - O micro permite aprendizados interessantes. No teclado, por exemplo, estão todas as letras e símbolos que a língua oferece. Quando se ensina letra por letra, a criança acha que o alfabeto é infinito, porque aprende uma de cada vez. Com o teclado, ela tem noção de que as letras são poucas e finitas. Nas teclas elas são maiúsculas e, no monitor, minúsculas, o que obriga a realização de uma correspondência. Além disso, quando está no computador o estudante escreve com as duas mãos. Os recursos tecnológicos, no entanto, não substituem o texto manuscrito durante o processo de alfabetização, mas com certeza o complementam. Aqueles que acessam a internet lêem instruções ou notícias, escrevem e-mails e usam os mecanismos de busca. Ainda não sabemos quais serão as conseqüências cognitivas do uso do computador, mas com certeza ele exige muito da escrita e da leitura.