quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Dicas de Material Caligrafia




terça-feira, 19 de agosto de 2008

CALIGRAFIA


O ideal é usá-la de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursiva pode significar um desafio e um status de prestígio para o estudante.

Aprender a redigir o nome dos colegas de classe e a letra das músicas preferidas são atividades apreciadas por toda criança.

Os exercícios nunca devem ser forçados nem cansativos. Sugira que a criançada use o caderno para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Convide à tarefa mostrando que a escrita é um instrumento de expressão do pensamento que precisa ser experimentado ao máximo.


O Caderno pautado

É útil para a criança:

  • Aprimorar o controle do lápis;
  • Observar melhor o traçado das letras;
  • Diferenciar maiúsculas de minúsculas;
  • Melhorar a escrita ilegível.

Não deve ser usado para:

  • Cópias exaustivas, principalmente como forma de castigo;
  • As tarefas de casa;
  • Adequar a letra ao padrão "perfeito" e "bonito".

Fonte: /www.smartkids.com.br

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Dicas de Sites Interesantes


Olá pessoal estive passeando pela net e achei este site do Neri Santos um site que ajuda muito os educadores e educando pois trás bastante subsidios para serem usados no laboratório de Informática.

Atividades Educativas para a Vida
Facilitando a inclusão da informática na Educação
Site educativo para aprender brincando


www.brincandoseaprende.com.br





"É porque eu amo o mundo que luto para que a justiça social venha antes da caridade" (Paulo Freire).

Você já pensou como o computador pode ajudar na alfabetização?


O computador pode ajudar na alfabetização?

Ana Teberosky - O micro permite aprendizados interessantes. No teclado, por exemplo, estão todas as letras e símbolos que a língua oferece. Quando se ensina letra por letra, a criança acha que o alfabeto é infinito, porque aprende uma de cada vez. Com o teclado, ela tem noção de que as letras são poucas e finitas. Nas teclas elas são maiúsculas e, no monitor, minúsculas, o que obriga a realização de uma correspondência. Além disso, quando está no computador o estudante escreve com as duas mãos. Os recursos tecnológicos, no entanto, não substituem o texto manuscrito durante o processo de alfabetização, mas com certeza o complementam. Aqueles que acessam a internet lêem instruções ou notícias, escrevem e-mails e usam os mecanismos de busca. Ainda não sabemos quais serão as conseqüências cognitivas do uso do computador, mas com certeza ele exige muito da escrita e da leitura.

Fonte: Revista nova Escola